Blog

Tecnologias que aplicam o BPM (Business Process Management)

As transformações proporcionadas pela abordagem de BPM são de alta relevância e impacto organizacional. O BPM se estende a aplicações tecnológicas que serão apresentadas a seguir. Veja:

BPMS (Business Process Management Suite)

Os “suites” de BPM são ambientes que integram negócios à tecnologia da informação, os quais permitem a modelagem de diversos aspectos relacionados à gestão como: fluxos...
Continue lendo

Descubra os benefícios do BPM para os Stakeholders

As técnicas de gerenciamento de processos são essenciais para a transformação das atividades de sua empresa. Como o seu objetivo do BPM é a melhoria dos processos (de forma organizada, controlada e gerenciada), gera-se valor para a organização e para seus clientes, por meio de produtos e serviços finais mais robustos, completos e efetivos. As seguintes...
Continue lendo

10 dicas para executar seu planejamento estratégico

Todos os empreendedores e gestores sabem que criar o planejamento estratégico é essencial para o sucesso de sua empresa. No entanto, ter o planejamento estratégico certo não é garantia de resultados satisfatórios. Por isso, antes mesmo de culpar sua estratégia pelos maus resultados, é preciso saber que a execução de seu planejamento pode ser decisiva...
Continue lendo

Balanced Scorecard (BSC): O essencial que você precisa saber

O que é e para que serve o BSC?

O Balanced Scorecard ou BSC (Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma prática de gestão que mede o desempenho de determinada empresa e permite a comunicação da estratégia para as partes interessadas. Atualmente diversas empresas de todos os portes utilizam o BSC no corpus de seu planejamento estratégico.

Quem...

Continue lendo

Como melhorar a entrega dos pedidos? O indicador OTIF pode te ajudar

O indicador OTIF trata-se de um KPI (Key Performance Indicator) ligado à satisfação de clientes que permite conhecer o desempenho de entrega de produtos e serviços de uma empresa. É um indicador binário em que a cada pedido é avaliado se “Atendeu/Não Atendeu” (resultados: 0 ou 1). É interessante destacar que o cálculo se baseia...
Continue lendo

10 passos para construir KPI (Key Performance Indicator)

Entendendo o básico de KPI e Indicadores

O termo KPI quer dizer Indicador Chave de Desempenho. KPIs são instrumentos de gestão fundamentais para monitorar e avaliar a performance de uma empresa. Os KPIs permitem avaliar o alcance de metas, desempenho de projetos e processos além de permitir identificar avanços e necessidade de correções e ajustes. O termo...
Continue lendo

Análise de Valor Agregado (EVM) em Projetos: Conheça e aprenda a calcular

A Análise do Valor Agregado (EVM - Earned Value Management) é um método de mensuração do desempenho desenvolvido em meados da década de 60 pelo departamento de defesa dos EUA para estabelecer padrões de análise de contratos que considerassem não somente os custos e prazos mas também a performance e a eficiência do projeto. Para tanto a...
Continue lendo

Priorização de Projetos: Entenda como a Matriz BASICO pode ajudá-lo

Uma das maiores dificuldades das empresas atualmente é realizar a escolha dos melhores projetos para que seus objetivos estratégicos sejam atingidos. Os projetos muitas vezes são priorizados e selecionados tomando-se como base  critérios pessoais da alta direção das empresas. A matriz BASICO é uma poderosa ferramenta para auxílio tomada de decisão da seleção e priorização de projetos composta por seis...
Continue lendo

BPMN – o que é e para que serve

Entenda a essência do BPMN, a notação mais usada para representar processos de negócio de forma fácil e padronizada Para que serve o BPMN? Um situação muito comum nas empresas é a dificuldade em deixar seus processos claros, organizados e de forma que sejam facilmente compreendidos. Para resolver este problema existem inúmeras notações que foram criadas...
Continue lendo