Benchmarking?
É a medição e comparação sistemática dos indicadores de desempenho (KPIs) e processos de uma organização com as maiores referências (preferencialmente mundiais) para identificar ações e pontos de melhoria. O propósito destas ações é elevar a performance a partir da comparação com melhores práticas testadas e conhecidas baseado nas experiências dos principais players de mercado. O objeto do Benchmarking e a avaliação de organizações semelhantes normalmente do mesmo setor que possuem práticas, métricas e processos reconhecidos como de excelência.
Qual o perfil das empresas que fazem Benchmarking?
Para trabalhar com Benchmarking as empresas precisam assumir a postura de “Organização que aprende”. É aplicável a qualquer organização e/ou processo. Por meio do Benchmarking as empresas podem vislumbrar fraquezas e forças, oportunidades e ameaças. Por meio de experiências acumuladas as empresas evitam erros e evitam armadilhas no caminho.
Princípios do Benchmarking?
Antes de iniciar o processo de Benchmarking é importante que as empresas conheçam e norteiem-se em quatro princípios básicos deste tipo de trabalho:
- Reciprocidade: Troca e contrapartida fazem parte do processo. Quem pergunta algo deve oferecer algo em troca.
- Analogia: Tem utilidade somente quando for comparável e análogo com os processos da própria organização.
- Medição: Apenas levantar os índices não basta, é necessário conhecer os processos que geraram os resultados.
- Validação: Não é adequado apenas copiar, deve-se considerar o contexto amplo onde as práticas foram aplicadas.
Quais os tipos de Benchmarking podemos realizar?
- Benchmarking interno: Investigação de referências na própria organização.
- Benchmarking funcional: Baseado em uma função específica, podendo ser na própria organização ou externamente. Serve para trocar informações sobre um processo bem específico.
- Benchmarking competitivo: Tem como objetivo avaliar as práticas de empresas concorrentes.
- Processo genérico: Baseado em um processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte.
Portanto, Benchmarking é um processo contínuo que fornece informações valiosas e aprendizado com “os melhores”. É um trabalho intensivo, que requer tempo e disciplina. Sua empresa ainda não faz? Não perca tempo e vá em busca da excelência.
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