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Indicadores (KPIs) Outcomes e Drivers: Entenda a diferença

Indicadores (KPIs) Outcomes e Drivers: Entenda a diferença

Indicadores (KPIs) Outcomes e Drivers: Entenda a diferença

Existem inúmeras categorizações possíveis para classificar e organizar KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho). Podemos agrupá-los pelo seu nível hierárquico (estratégico, tático ou operacional), pela sua área funcional, pela sua tipologia ou outras possibilidades.

Uma classificação muito útil tem relação com a utilização dos indicadores no Processo de Decisão.  Esta categorização permite identificar a relação de causa e efeito entre os indicadores.

O critério de utilização no Processo de Decisão define  dois grande grupos de indicadores, tendo cada um uma nomenclatura específica:

  • Primeiro grupo: Chamados de Lagging/Outcomes/Resultantes
  • Segundo grupo: Chamados de Leading/Drivers/Direcionadores

O QUE SÃO INDICADORES OUTCOMES/LAGGING (Resultantes)

São indicadores relacionados com o atingimento de objetivos estratégicos, ou seja, permitem que se avalie se os efeitos finais das estratégias selecionadas foram atingidos. Estão diretamente ligados à medição de resultados.  Apresentam o resultado do desempenho passado, sendo medidos em maiores intervalos de tempo. Este tipo de indicador permite medir se um objetivo foi alcançado após certo tempo e esse tempo deve ser suficiente para confirmar o efeito.

O QUE SÃO INDICADORES DRIVERS/LEADING (Direcionadores)

São os indicadores que monitorarão precocemente se a estratégia será cumprida, considerados como “preditivos”.  Normalmente são coletados num intervalo de tempo curto e medem processos e atividades intermediárias. Com frequência são difíceis de identificar e representam medidas “novas”. Nos permitem analisar as causas do efeito de forma pró-ativa, ou seja, medem a causa do efeito antes do efeito se confirmar. Estes indicadores normalmente são avaliados durante a execução de um processo. Nos dão informação sobre o passado, sobre o resultado de ações tomadas e atividades realizadas.

ENTENDENDO AS DIFERENÇAS

Veja abaixo um resumo das 05 principais diferenças dos dois grupos de indicadores:

DRIVERS OUTCOMES
Relacionados ao atingimento de objetivos estratégicos Relacionados aos fatores críticos de sucesso.
Demonstram desempenho do passado com foco na avaliação de efeitos finais. Demonstram tendências, buscando antecipar o futuro.
São medidos em intervalos de tempo maiores e com menor freqüência. São medidos em intervalos de tempo menores e com maior freqüência.
Medem resultados. Medem esforço e causas.
Normalmente já existem. Normalmente tem que ser criados, são indicadores novos.

 

UM EXEMPLO  DE INDICADOR OUTCOME e DRIVER NO DIA-A-DIA

Se uma pessoa deseja emagrecer ou engordar, quais indicadores devem ser utilizados para medir este desafio?

  • Peso e Percentual de gordura => OUTCOMES (Resultantes). Demonstram se o desafio está sendo atingido. Os resultados neste caso normalmente demoram um pouco para serem verificados.
  • Quilômetros caminhados e calorias consumidas => DRIVERS (Direcionadores). Demonstram os esforços estão sendo realizados e medem a disciplina em alcançar o resultado. Apresentam o status das ações planejadas no curto prazo.

EXEMPLOS EMPRESARIAIS

  • Indicador de Satisfação das pessoas é um driver para o indicador resultante de Produtividade.
  • Indicador de Leads gerados é um driver para o indicador resultante de Volume de Vendas.
  • Indicador de Capacitação da equipe é um driver para o indicador resultante de Satisfação dos clientes.
  • Indicador de Defeitos de produtos é um driver para o indicador resultante de Retenção de clientes.

Utilizar os KPIs na visão de Outcomes e Drivers qualificam a gestão num alto nível de maturidade, permitindo mais do que medir. Com a aplicação dos conceitos apresentados é possível que os gestores conheçam quando e onde precisam atuar e que KPIs devem ser melhorados para que os resultados finais sejam otimizados.

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