Indicadores de Liquidez: Sua empresa avalia KPIs de capacidade para honrar seus compromissos?

Indicadores de Liquidez: Sua empresa avalia KPIs de capacidade para honrar seus compromissos?

Um dos aspectos mais importantes para a sobrevivência de uma organização é a sua capacidade em honrar os compromissos assumidos. Em muitas situações empresas que possuem situação saudável passam por momentos críticos, podendo inclusive deixar de existir, caso não consigam quitar suas despesas de curto prazo.

Para sanar esta situação, um mecanismo útil criado por especialistas da área são os indicadores de Liquidez que são extraídos diretamente do Balanço Patrimonial.

Estes KPis mostram a situação de solvência da empresa e os riscos às quais está exposta. Dizemos que uma empresa possui alto nível de Liquidez quando possui boa gestão do fluxo de caixa que proporciona alta capacidade de cumprir seus compromissos de longo prazo.

Como regra geral temos a seguinte situação: Liquidez > 1: grau positivo de liquidez.  Resultado = 1: nível de recursos iguais aos pagamentos. Resultado < 1: grau baixo de liquidez, indicando que a empresa terá dificuldades em quitar suas dívidas no momento. Esta é uma regra geral e possui muitas exceções, alguns setores convivem bem com índices abaixo de 1, pois possuem segurança e estabilidade nos recebimentos.

Quatro tipos principais de KPIs de Liquidez: Corrente, Seca, Imediata e Geral

Entenda a seguir as características e objetivos de cada um deles:

Liquidez Corrente
Este indicador é calculado pela divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. Indica quantos reais em caixa a empresa tem em caixa, contas a receber e estoque para pagar cada real de contas que estão vencendo ou vencidas. Este indicador precisa ser monitorado constantemente e estar em dia com o nível aceitável para cada tipo de negócio. Não é indicado compará-lo com outras empresas, pois trata-se de um indicador de risco que precisa estar alinhado com a estratégia definida pela organização.

Setores com fluxo de caixa estável e garantido (como empresas públicas) podem se dar ao luxo de ter índices de Liquidez corrente abaixo de 1.  Por outro lado, segmentos que possuem instabilidades no fluxo de caixa (Como empresas baseadas em projetos), devem manter sua Liquidez Corrente num nível superior para poder ultrapassar os momentos mais difíceis sem grandes impactos financeiros.

Liquidez Seca
É similar ao cálculo da Liquidez corrente, porém exclui o estoque do ativo circulante.

Liquidez Imediata
Avalia a situação de curtíssimo prazo da organização, considerando os recursos que estão disponíveis no caixa da empresa (conta corrente) e outros investimentos de  curto prazo. É calculado dividindo-se o disponível pelo passivo circulante.

Liquidez Geral
Indica a situação de longo prazo da empresa, considerando o Ativo e Passivo da empresa. Ajuda a empresa a entender o comportamento geral da Liquidez nos últimos anos e a projetar cenários futuros. É calculado dividindo-se a soma do Ativo Circulante + Realizável de Longo Prazo pelo Passivo Circulante + Não Circulante.

Fórmulas de Cálculo dos KPIs de Liquidez

Veja a seguir as fórmulas dos quatro tipos de indicadores:

  • Liquidez Seca: (Ativo Circulante – Estoque) / Passivo Circulante
  • Liquidez Corrente: Ativo circulante / Passivo Circulante
  • Liquidez Imediata: Disponível /Passivo Circulante
  • Liquidez Geral: (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo não-circulante)

Recomendamos que os quatro indicadores sejam acompanhados em conjunto, assim como suas variações ao longo do tempo. O uso isolado de algum destes KPIs pode gerar uma visão míope da situação da empresa.

Além dos indicadores de Liquidez, para que os gestores tenham uma tomada de decisão acertada é importante avaliar outros KPIs Financeiros. Criamos um post específico sobre quais são os 10 indicadores financeiros mais utilizados pelas empresas. Confira!

Acesse outros posts do nosso blog sobre Gestão de Performance.

Escreva aqui nos comentários o que você achou deste post. E se você tem alguma dica sobre o assunto, por favor compartilhe!

Você quer aprender mais sobre o tema? Acesse nossa agenda de cursos!

Sem comentários.

Comente

Voce deve estar Logado para publicar um comentário.