Warning: include(/63384): failed to open stream: No such file or directory in /home/valorecompetencia/www/wp-includes/class-wp.php on line 740

Warning: include(/63384): failed to open stream: No such file or directory in /home/valorecompetencia/www/wp-includes/class-wp.php on line 740

Warning: include(): Failed opening '/63384' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php56/root/usr/share/pear:/opt/remi/php56/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /home/valorecompetencia/www/wp-includes/class-wp.php on line 740
Balanced Scorecard (BSC): O essencial que você precisa saber

Balanced Scorecard (BSC): O essencial que você precisa saber

Balanced Scorecard (BSC): O essencial que você precisa saber

O que é e para que serve o BSC?

O Balanced Scorecard ou BSC (Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma prática de gestão que mede o desempenho de determinada empresa e permite a comunicação da estratégia para as partes interessadas. Atualmente diversas empresas de todos os portes utilizam o BSC no corpus de seu planejamento estratégico.

Quem criou o BSC?

Os desenvolvedores do processo foram os professores Robert Kaplan e David Norton da Harvard Business School, que desenvolveram inicialmente o estudo Measuring Performance in the Organizacion of the Future. Esta publicação deu visibilidade a uma nova percepção sobre o desempenho das empresas. A modificação da análise surgiu por conta de questionamentos ao paradigma vigente nos anos 80, de que apenas indicadores financeiros dariam conta de medir resultados ou o desempenho organizacional. Por isso propuseram aspectos que não mensuravam apenas o lado financeiro, mas também aspectos de outra natureza como por exemplo a atividade comercial e de marketing, participação do mercado, relação com clientes, processos internos , qualidade do produto, bem como a capacitação e inovação da empresa.

Perspectivas

O BSC se firma cada dia mais na definição de indicadores relativos aos objetivos estratégicos de uma corporação. Eles devem abranger quatro principais perspectivas do desempenho organizacional: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado/Crescimento. Esses quatro pontos precisam estar permanentemente em equilíbrio numa relação de causa-efeito, sendo esses agrupadores de objetivos, indicadores/metas e iniciativas.

Com esses quatro pilares os gestores definem variáveis de controle, ou seja, indicadores de desempenho (KPIs) e metas para organização alcançar ao longo do tempo. Tudo isso com direcionamento de longo prazo, ou seja, objetivos externos e internos que estão delimitados no âmbito do horizonte de planejamento estratégico.

Para fazer o BSC é preciso primeiro criar uma estratégia e planejar resultados. A estratégia é então desdobrada em metas projetadas através dos meses. Em seguida são mensurados os resultados reais. Logo, é possível comparar a diferença entre a realidade dos indicadores e a previsão feita no BSC.

Mapa Estratégico

Um elemento fundamental do BSC é o mapa estratégico que apresenta um resumo dos principais objetivos organizacionais e de como um influencia o outro numa relação causal. O passo seguinte é justamente analisar, por meio de gráficos e dashboards, os resultados obtidos nos indicadores comparando-os com informações históricas e benchmarkings de mercado, assim como avaliar a perspectiva real e a projetada .

Quem utiliza

Inúmeras organizações utilizam o método. Uma delas é a Visanet, a qual processa transações feitas pelo cartão Visa. A Oxiteno, que fabrica produtos químicos para o grupo Ultra também usa o método que serve de guia para os quase mil funcionários. A Volkswagen do Brasil também adotou o BSC, a partir disso foi considerada uma das empresas mais bem-sucedidas do Brasil e em função disso foi premiada no Hall da Fama do Balanced Scorecard.

Importância

Todo esse processo propicia traçar desafios organizacionais realistas e com base em dados, informação e conhecimento. Como o BSC a gestão da empresa foge de "achismos" para dados concretos, um seja, aplica um método de gestão que se fundamenta em fatos e dados para a tomada de decisão e execução da estratégia.

Interessado em saber mais? Veja nosso Curso Balanced Scorecard (12 horas)

Sem comentários.

Comente

Voce deve estar Logado para publicar um comentário.