As técnicas de gerenciamento de processos são essenciais para a transformação das atividades de sua empresa. Como o seu objetivo do BPM é a melhoria dos processos (de forma organizada, controlada e gerenciada), gera-se valor para a organização e para seus clientes, por meio de produtos e serviços finais mais robustos, completos e efetivos.
As seguintes vantagens aos stakeholders podem ser obtidas por meio do gerenciamento de processos:
Benefícios do BPM para a organização:
- Avaliação de custos de processos (e eventual redução);
- Definição clara de responsabilidades;
- Respostas mais ágeis;
- Simplificação e transformação de processos;
- Adequação da capacidade dos negócios;
- Desenvolvimento da cultura de melhoria contínua;
- Compreensão da cadeia de valor e melhor gerenciamento de informações sobre a organização;
- Aumento da agilidade dos negócios.
Benefícios do BPM para o cliente:
- Maior cumprimento dos prazos;
- Atendimento e controle de compromissos firmados com clientes;
- Maior qualidade das entregas;
- Melhor atendimento às expectativas dos clientes.
Benefícios do BPM para a gerência:
- Superação de obstáculos funcionais;
- Otimização de desempenho;
- Facilitação de benchmarking;
- Organização de contingências em caso de incidente e análise de impactos;
- Melhoria de planejamento e de projeções.
Benefícios do BPM para os atores de processo
- Esclarecimento de responsabilidades e papéis;
- Maior compreensão sobre a sua função;
- Visão sistêmica sobre seu trabalho;
- Uso de ferramentas de trabalho apropriadas;
- Maior contribuição para os resultados da organização.