NPS: Conheça o indicador da verdade sobre a satisfação dos clientes

NPS: Conheça o indicador da verdade sobre a satisfação dos clientes

Se você já participou de alguma pesquisa de satisfação, provavelmente entrou em contato com o NPS - Net Promoter Score, uma das metodologias mais importantes hoje no mundo para medir o grau de satisfação dos clientes.  

Esse indicador é considerado um dos KPIs (Key Performance Indicator) de maior sucesso e é amplamente utilizado em todo mundo por empresas de portes, mercados e tipos de negócio diferentes.

A metodologia NPS permite que as empresas usem suas notas como critério de comparação aos concorrentes. Uma empresa consegue garantir um diferencial competitivo olhando apenas para os números por estes refletirem a satisfação dos clientes e também seu desempenho no mercado em que atua.

A principal função desse KPI é ter a possibilidade de identificar os consumidores mais fiéis da sua empresa e desenvolver métodos sistemáticos para retê-los e atrair novos consumidores.

COMO CALCULAR O INDICADOR NPS - NET PROMOTER SCORE?

O cálculo do NPS é intuitivo, lógico, simples. Primeiramente, a sua empresa deve aplicar uma pesquisa de satisfação aos seus clientes e questionar: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?”. Para identificar os tipos de clientes, devem ser utilizadas três categorias:

Clientes Detratores (Notas de 0 a 06) – São clientes frustrados que acreditam que as suas vidas pioraram depois da compra do produto ou serviço da empresa mencionada, então realizam críticas publicamente e são capazes de prejudicar a marca e o seu crescimento

Clientes Neutros (Notas de 07 e 08) – São clientes que compram somente os produtos e serviços realmente necessários, sendo fáceis de serem convencidos por concorrentes.

Clientes Promotores (Notas de 09 a 10) – São clientes leais que acreditam que as suas vidas melhoraram depois do início do relacionamento com a empresa, oferecendo feedbacks de forma entusiasmada e recomendando os seus produtos/serviços para todos, o que acelera o crescimento da empresa.

NPS

Para calcular o NPS, deve-se utilizar a seguinte fórmula:

% NPS = % Clientes Promotores – % Clientes Detratores.

Um índice de -100 a 100 mostrará em qual posição sua empresa se encontra, sendo possível utilizar as seguintes categorias de análise de resultados:

Zona de Aperfeiçoamento (índice de 0 a 50) – Indica que sua empresa está numa zona considerada negativa, o que deve servir como alerta para melhorias em seus processos.
Zona de Qualidade (índice de 50 a 75) – Indica que um bom número de clientes está satisfeito com seus serviços, é leal e indicaria sua empresa para outros potenciais clientes. Isso sinaliza que devem ser melhorados alguns detalhes de modo a aumentar este percentual.
Zona de Excelência (índice de 75 a 100) – Indica que a empresa se encontra em um patamar de excelência em qualidade dos produtos e serviços prestados. No entanto, isso não significa que a empresa deve se estagnar, ainda que esteja no melhor caminho possível.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO NPS - NET PROMOTER SCORE?

SIMPLICIDADE: O NPS é um índice baseado em uma pergunta extremamente simples. Não há dificuldade alguma para o seu cliente respondê-la e por isso a taxa de adesão é bastante alta.

AGILIDADE NAS ANÁLISES: A empresa obtém uma resposta sobre a sua situação de forma extremamente rápida, podendo solicitar imediatamente aos funcionários que entrem em contato com os clientes insatisfeitos para entender quais são os problemas encontrados, as preocupações no médio e longo prazo e o que é possível fazer para aperfeiçoar os seus produtos/serviços.

MENSURAÇÃO NO LONGO PRAZO: Pela facilidade, o NPS é um índice que pode e deve ser medido frequentemente, tornando possível acompanhar a evolução das operações da empresa, incluindo análises dos impactos causados pelas modificações.

Para saber mais sobre KPIs, acesse nosso post 10 passos para construir um KPI.

Sem comentários.

Comente

Voce deve estar Logado para publicar um comentário.