O indicador OTIF trata-se de um KPI (Key Performance Indicator) ligado à satisfação de clientes que permite conhecer o desempenho de entrega de produtos e serviços de uma empresa. É um indicador binário em que a cada pedido é avaliado se “Atendeu/Não Atendeu” (resultados: 0 ou 1). É interessante destacar que o cálculo se baseia em pedidos atendidos e não em volume de pedidos.
Qual o significado de OTIF?
OTIF quer dizer “On Time In Full”. Este KPI é composto por estes dois elementos principais, cada um com seu foco de medição:
- On Time: Os produtos/serviços devem ser entregues numa determinada data, horário ou janela de horas em local previamente combinado com o cliente. Mede a Pontualidade do pedido.
- In Full: Os produtos/serviços devem estar dentro das especificações acordadas com o cliente: qualidade intrínseca, dimensões, quantidade, perfeitas condições físicas e quaisquer outros atributos específicos. Mede a aderência do pedido ao escopo combinado.
Como calcular o OTIF?
A seguir está um exemplo de como calcular o OTIF. Vamos considerar que a empresa teve 100 pedidos entregues no mês e destes 65 cumpriram os requisitos de tempo e 95 estavam de acordo com especificações acordadas. Deve-se cuidar para utilizar porcentagens resultantes da medição em cada um dos critérios. Então, obtivemos os seguintes resultados:
- On Time: 0,65%
- In Full: 0,95%
O indicador de alcance do pedido perfeito (OTIF), neste caso será:
- OTIF = 0,65% x 0,95% = 0,6175 = 61,75%
Trata-se de um indicador rigoroso, pois todos os requisitos contratados devem ser atendidos simultaneamente para que se obtenha o status de “Atendeu”, ou seja,
atingir o OTIF máximo (100%) significa que a plenitude dos pedidos dos clientes foram atendidos no prazo solicitado e na quantidade/especificação correta.
Para se obter um OTIF deficiente basta realizar entregas em atraso ou adiantadas e em quantidades diferentes ao combinado.
Sua empresa quer garantir a satisfação dos clientes em alta performance? Então ter um bom desempenho neste KPI é certamente um passo importante neste caminho.
Você quer saber mais sobre indicadores de performance? Veja nosso post sobre 10 passos para construir KPIs