Como melhorar a entrega dos pedidos? O indicador OTIF pode te ajudar

Como melhorar a entrega dos pedidos? O indicador OTIF pode te ajudar

O indicador OTIF trata-se de um KPI (Key Performance Indicator) ligado à satisfação de clientes que permite conhecer o desempenho de entrega de produtos e serviços de uma empresa. É um indicador binário em que a cada pedido é avaliado se “Atendeu/Não Atendeu” (resultados: 0 ou 1). É interessante destacar que o cálculo se baseia em pedidos atendidos e não em volume de pedidos.

Qual o significado de OTIF?

OTIF  quer dizer  “On Time In Full”. Este KPI é composto por estes dois elementos principais, cada um com seu foco de medição:

  • On Time: Os produtos/serviços devem ser entregues numa determinada data, horário ou janela de horas em local previamente combinado com o cliente. Mede a Pontualidade do pedido.
  • In Full: Os produtos/serviços devem estar dentro das especificações acordadas com o cliente: qualidade intrínseca, dimensões, quantidade, perfeitas condições físicas e quaisquer outros atributos específicos. Mede a aderência do pedido ao escopo combinado.

Como calcular o OTIF?

A seguir está um exemplo de como calcular o OTIF. Vamos considerar que a empresa teve 100 pedidos entregues no mês e destes 65 cumpriram os requisitos de tempo e 95 estavam de acordo com especificações acordadas. Deve-se cuidar para utilizar porcentagens resultantes da medição em cada um dos critérios. Então, obtivemos os seguintes resultados:

  • On Time: 0,65%
  • In Full: 0,95%

O indicador de alcance do pedido perfeito (OTIF), neste caso será:

  • OTIF = 0,65% x 0,95% = 0,6175 = 61,75%

Trata-se de um indicador rigoroso, pois todos os requisitos contratados devem ser atendidos simultaneamente para que se obtenha o status de “Atendeu”, ou seja,
atingir o OTIF máximo (100%) significa que a plenitude dos pedidos dos clientes foram atendidos no prazo solicitado e na quantidade/especificação correta.

Para se obter um OTIF deficiente basta realizar entregas em atraso ou adiantadas e em quantidades diferentes ao combinado.

Sua empresa quer garantir a satisfação dos clientes em alta performance? Então ter um bom desempenho neste KPI é certamente um passo importante neste caminho.

Você quer saber mais sobre indicadores de performance? Veja nosso post sobre 10 passos para construir KPIs

Sem comentários.

Comente

Voce deve estar Logado para publicar um comentário.