10 passos para construir KPI (Key Performance Indicator)

10 passos para construir KPI (Key Performance Indicator)

Entendendo o básico de KPI e Indicadores

O termo KPI quer dizer Indicador Chave de Desempenho. KPIs são instrumentos de gestão fundamentais para monitorar e avaliar a performance de uma empresa. Os KPIs permitem avaliar o alcance de metas, desempenho de projetos e processos além de permitir identificar avanços e necessidade de correções e ajustes.

O termo Indicador, como o próprio nome diz, tem o objetivo de INDICAR a DOR, ou seja indicar problemas organizacionais relevantes. KPIs devem mostrar o desempenho da empresa sob a ótica dos seus objetivos estratégicos e desafios.

Trabalhar com indicadores proporciona muitos benefícios, como conhecer o status atual dos acontecimentos da empresa e, a partir desta análise, realizar proposições de melhoria. Desta forma trabalhar com KPI é determinante para que a empresa possa se planejar e evoluir de forma estruturada com base no seu desempenho.

Outro grande benefício dos KPI é permitir que a empresa se compare com outras organizações atuantes em ambientes similares, viabilizando a análise comparativa e estabelecimento de benchmarking (referências).

10 Passos para Implementar KPIs

Para formular indicadores com qualidade é importante seguir um processo estruturado que envolve 10 passos indicados a seguir:

Passo 1: Identificar o nível, dimensão e objeto de mensuração

Passo 2: Estabelecer proposta de indicadores de desempenho

Passo 3: Analisar e apresentar os indicadores para as partes interessadas

Passo 4: Construir memoriais (fórmulas, detalhes) e estabelecer metas

Passo 5: Definir responsáveis

Passo 6: Estabelecer processo de coleta de dados

Passo 7: Validar indicadores com as partes interessadas

Passo 8: Mensurar resultados

Passo 9: Analisar e interpretar os indicadores

Passo 10: Comunicar resultados

Com as etapas apresentadas acima é possível responder a algumas perguntas essenciais para se estabelecer KPI com sucesso: O que mensurar? Como mensurar? Como realizar a coleta de informações? Como medir e analisar? Quem validou e aprovou? Como comunicar os resultados dos indicadores.

Colocando-se em prática o processo com os passos recomendados certamente a empresa aumenta de forma significativa a tendência de colher ótimos resultados desta iniciativa.

Interessado em saber mais? Veja nosso Curso Indicadores de Performance

Sem comentários.

Comente

Voce deve estar Logado para publicar um comentário.