O que é e para que serve o BSC?
O Balanced Scorecard ou BSC (Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma prática de gestão que mede o desempenho de determinada empresa e permite a comunicação da estratégia para as partes interessadas. Atualmente diversas empresas de todos os portes utilizam o BSC no corpus de seu planejamento estratégico.
Quem criou o BSC?
Os desenvolvedores do processo foram os professores Robert Kaplan e David Norton da Harvard Business School, que desenvolveram inicialmente o estudo Measuring Performance in the Organizacion of the Future. Esta publicação deu visibilidade a uma nova percepção sobre o desempenho das empresas. A modificação da análise surgiu por conta de questionamentos ao paradigma vigente nos anos 80, de que apenas indicadores financeiros dariam conta de medir resultados ou o desempenho organizacional. Por isso propuseram aspectos que não mensuravam apenas o lado financeiro, mas também aspectos de outra natureza como por exemplo a atividade comercial e de marketing, participação do mercado, relação com clientes, processos internos , qualidade do produto, bem como a capacitação e inovação da empresa.
Perspectivas
O BSC se firma cada dia mais na definição de indicadores relativos aos objetivos estratégicos de uma corporação. Eles devem abranger quatro principais perspectivas do desempenho organizacional: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado/Crescimento. Esses quatro pontos precisam estar permanentemente em equilíbrio numa relação de causa-efeito, sendo esses agrupadores de objetivos, indicadores/metas e iniciativas.
Com esses quatro pilares os gestores definem variáveis de controle, ou seja, indicadores de desempenho (KPIs) e metas para organização alcançar ao longo do tempo. Tudo isso com direcionamento de longo prazo, ou seja, objetivos externos e internos que estão delimitados no âmbito do horizonte de planejamento estratégico.
Para fazer o BSC é preciso primeiro criar uma estratégia e planejar resultados. A estratégia é então desdobrada em metas projetadas através dos meses. Em seguida são mensurados os resultados reais. Logo, é possível comparar a diferença entre a realidade dos indicadores e a previsão feita no BSC.
Mapa Estratégico
Um elemento fundamental do BSC é o mapa estratégico que apresenta um resumo dos principais objetivos organizacionais e de como um influencia o outro numa relação causal. O passo seguinte é justamente analisar, por meio de gráficos e dashboards, os resultados obtidos nos indicadores comparando-os com informações históricas e benchmarkings de mercado, assim como avaliar a perspectiva real e a projetada .
Quem utiliza
Inúmeras organizações utilizam o método. Uma delas é a Visanet, a qual processa transações feitas pelo cartão Visa. A Oxiteno, que fabrica produtos químicos para o grupo Ultra também usa o método que serve de guia para os quase mil funcionários. A Volkswagen do Brasil também adotou o BSC, a partir disso foi considerada uma das empresas mais bem-sucedidas do Brasil e em função disso foi premiada no Hall da Fama do Balanced Scorecard.
Importância
Todo esse processo propicia traçar desafios organizacionais realistas e com base em dados, informação e conhecimento. Como o BSC a gestão da empresa foge de "achismos" para dados concretos, um seja, aplica um método de gestão que se fundamenta em fatos e dados para a tomada de decisão e execução da estratégia.
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