Warning: include(/63384): failed to open stream: No such file or directory in /home/valorecompetencia/www/wp-includes/class-wp.php on line 740

Warning: include(/63384): failed to open stream: No such file or directory in /home/valorecompetencia/www/wp-includes/class-wp.php on line 740

Warning: include(): Failed opening '/63384' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php56/root/usr/share/pear:/opt/remi/php56/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /home/valorecompetencia/www/wp-includes/class-wp.php on line 740
10 dicas para executar seu planejamento estratégico

10 dicas para executar seu planejamento estratégico

10 dicas para executar seu planejamento estratégico

Todos os empreendedores e gestores sabem que criar o planejamento estratégico é essencial para o sucesso de sua empresa. No entanto, ter o planejamento estratégico certo não é garantia de resultados satisfatórios. Por isso, antes mesmo de culpar sua estratégia pelos maus resultados, é preciso saber que a execução de seu planejamento pode ser decisiva para alcançar os resultados desejados.

Tirar o planejamento estratégico do papel pode parecer um desafio. Por isso, decidimos dar 10 dicas que te ajudarão na execução de sua estratégia. Afinal, a verdade é que planejar é mais simples do que executar.

1 - Busque comprometimento dentro da empresa

Boa parte do sucesso de sua estratégia tem ligação direta com o engajamento dos funcionários que terão a responsabilidade de executá-la. Esses profissionais conhecem muito de sua empresa e do mercado em que atuam e, certamente podem te ajudar a colocar em prática tudo o que foi projetado. Portanto, envolva os colaboradores desde a concepção até a implantação do seu planejamento estratégico.

2 – Tenha disciplina na execução

Comprometimento é uma qualidade cultivada pelos gestores mais reconhecidos de todo o mundo. Muitas vezes, e por conta das dificuldades encontradas no meio do caminho, pensamos em desistir. Mas manter a disciplina em relação ao plano é fundamental.

Entenda bem: nem sempre é preciso seguir à risca a estratégia original. Talvez você perceba que algumas metas, indicadores ou projetos precisam ser modificados. Mas, lembre-se que essas mudanças devem seguir o mesmo alinhamento estratégico definido previamente, para assim conseguir alcançar seus objetivos.

3 – Saiba delegar e a quem delegar o planejamento estratégico

Outra dica importante para melhorar sua execução está no modo como você distribui as tarefas entre sua equipe. Conhecer bem cada profissional e saber quais são as suas competências-chave te ajudarão a entender como e para quem delegar cada um dos pontos do planejamento estratégico.

4 – Saiba escutar seus colaboradores

Como já dissemos, sua equipe conhece bem fraquezas e forças da sua empresa e é muito importante na hora de executar sua estratégia. Por isso, saiba que escutar o que esses profissionais têm a dizer te ajudará a executar cada ponto da estratégia. Desta forma evitará retrabalhos e aumentando a efetividade

5 – Conheça cada parte do processo

Tão importante quanto delegar e ouvir seus funcionários, é preciso conhecer toda a cadeia de valor de processos da sua empresa. Ao saber decifrar os processos críticos, você também entende o que pode ser mudado para melhorar a estratégia. Um ponto importante não apenas para criar um bom planejamento, mas também para colocá-lo em prática.

6 – Recompense quem atinge os resultados

Criar uma cultura de execução é essencial para materializar o seu planejamento. Ao premiar quem traz os resultados , entrega projetos e supera metas, você pode reconhecer de forma objetiva quem está trabalhando de forma efetiva para o sucesso de sua empresa.

7 – Dê visibilidade do progresso do planejamento estratégico

É comum que acreditemos que quanto maior a visibilidade que nossos colaboradores tiverem em relação à evolução do plano estratégico, melhor eles trabalharão. De fato, dar transparência em relação ao estratégia é um ponto fundamental para estabelecer confiança junto à equipe. Isto permite desenvolver ajustes para resolver gargalos e não conformidades para o atingimento das metas.

8 – Mostre seu empenho

Para deixar seus colaboradores mais engajados é preciso que você dê exemplo e o primeiro passo. Por isso, mostre que você também terá que fazer sacrifícios para que todos possam alcançar seus objetivos e poderem assim ser recompensados.

9 – Realize reuniões de análise da estratégia (RAEs)

Durante todo o processo de execução do planejamento estratégico é indicado que os gestores realizem reuniões para avaliar a estratégia. Neste encontro a estratégia é  ajustada e modificada conforme as necessidades. O foco destas reuniões é examinar os indicadores e iniciativas para verificar o progresso, as barreiras e os riscos referentes à implementação bem-sucedida da estratégia.

10 – Comunique sua estratégia constantemente

Aproveite todas as oportunidades para comunicar as prioridades estratégicas da empresa,  suas metas e iniciativas mais relevantes. Sempre que possível destaque o alinhamento de projetos com a estratégia concebida. As metas setoriais e departamentais também precisam ser comunicadas de forma que todos os colaboradores entenderão o alinhamento estratégico da sua área e o seu papel na execução da estratégia.

Interessado em saber mais? Veja nossos cursos sobre o tema:

Indicadores de Performance

Gestão Estratégica com Balanced Scorecard

 

 

Sem comentários.

Comente

Voce deve estar Logado para publicar um comentário.