Tenha uma reunião de brainstorming campeã em 6 passos

Tenha uma reunião de brainstorming campeã em 6 passos

Como são as reuniões de brainstorming em sua empresa? Normalmente, esses encontros com as equipes de trabalho devem ser de muita produtividade, mas também com espaço para a criatividade e para ideias inovadoras. Como otimizar essas reuniões no ambiente de trabalho? Nós podemos te ajudar nessa tarefa! Confira estas dicas:

1 – Reuniões objetivas, com propósitos claros

Reuniões com o objetivo de brainstorming normalmente ocorrem no início do planejamento ou da elaboração de algum projeto. Seus objetivos devem ser claros a toda equipe: o exercício da criatividade em grupo a fim de explorar soluções e conceitos inovadores para determinado projeto ou ação organizacional. Para que a reunião cumpra seu propósito, é preciso que a equipe venha preparada, já tendo pesquisado alguns pontos-chave sobre o tema (que devem ser passados com antecedência), além de já ter elaborado suas próprias sugestões. Dessa forma, haverá maior aprofundamento do tema na reunião e mais ideias serão trazidas à tona.

2 – Toda ideia é, inicialmente, uma boa ideia

Não faça o pré-julgamento de nenhuma ideia. Nesse tipo de reunião é imprescindível que as pessoas se sintam livres para sugerir temas, soluções e conceitos que não necessariamente serão aproveitados no futuro. O importante é que a criatividade do time não seja cortada, de início, pelo constrangimento de sugerir uma ideia que venha a ser rejeitada posteriormente. Por essa razão, esclareça a abertura ao debate. Claro que, ainda assim, a reunião precisa ser moderada e conduzida para a realização de seus objetivos. No entanto, ter um moderador não significa rejeitar de antemão as ideias das equipes nem interromper o processo criativo.

3 – Até mesmo reuniões de brainstorming precisam de moderação

Nessas reuniões é importante que alguém exerça o papel de moderador para conduzir a discussão e encaminhar o debate. De forma alguma essa moderação deve servir para tecer críticas às ideias, nem para rejeitar de imediato algumas sugestões. Não deve haver pré-julgamento. No decorrer da reunião, as discussões e as ideias são naturalmente encaminhadas para a filtragem de sugestões inapropriadas ou secundárias.

4 – Quantidade dá origem a qualidade

Quando o assunto é brainstorming, quanto mais ideias, melhor. De uma grande quantidade de sugestões e temas, podem sair justamente as melhores ideias, aquelas mais criativas e inusitadas.

5 – Utilize recursos visuais e defina pautas

Em reuniões de brainstorming, a visualização das ideias em pauta é muito importante, até mesmo para o desenvolvimento de novas ideias. Nesses casos, não deixe de utilizar quadros brancos, projetores, ou até mesmo flipcharts em sua reunião. Esse recurso permite que sua equipe anote e acompanhe as informações mais relevantes para o tema.

6 – Tenha regras!

Os membros de sua equipe não devem falar todos ao mesmo tempo. Para organizar bem as ideias, ouça cada profissional por vez, evitando interrupções. Isso ajuda a manter uma linha de raciocínio ao longo da reunião. Além disso, estabeleça um horário máximo de duração da reunião (que tal 30 minutos?), porque reuniões de brainstorming longas demais perdem rapidamente sua produtividade. Além disso, os grupos devem ser pequenos, de não mais que 10 participantes, para evitar distrações e fugas do tema.

E então? Pronto para colocar essas dicas matadoras em prática? A criatividade de sua equipe agradece! Para receber mais informações, deixe aqui suas dúvidas e comentários. Participe!

Sem comentários.

Comente

Voce deve estar Logado para publicar um comentário.