Priorização de Projetos: Entenda como a Matriz BASICO pode ajudá-lo

Priorização de Projetos: Entenda como a Matriz BASICO pode ajudá-lo

Uma das maiores dificuldades das empresas atualmente é realizar a escolha dos melhores projetos para que seus objetivos estratégicos sejam atingidos. Os projetos muitas vezes são priorizados e selecionados tomando-se como base  critérios pessoais da alta direção das empresas.

A matriz BASICO é uma poderosa ferramenta para auxílio tomada de decisão da seleção e priorização de projetos composta por seis critérios que recebem uma pontuação de 1 a 5. Após a contabilização do somatório das pontuações de cada critério para cada projeto avaliado, tem-se como resultado o ranking dos projetos e aquele que totalizar a maior pontuação recebe a indicação de ser priorizado.

Critérios de avaliação:

  1. Benefícios para a Organização (B);
  2. Abrangência dos Resultados (A);
  3. Satisfação do Cliente interno (S);
  4. Investimento Requerido (I);
  5. Cliente Externo Satisfeito (C);
  6. Operacionalidade Simples (O).

* É importante lembrarmos que o para critério nº 4 (Investimento Requerido) sua pontuação será maior quanto menor for o investimento necessário, ou seja, possui polaridade invertida.

Veja a seguir um exemplo fictício de Matriz de priorização de projetos BASICO com seis projetos candidatos ao Portfolio:

matrizBASICO

Neste exemplo observa-se que o projeto a ser priorizado é o “Proj. 05”, pois o mesmo atingiu a maior pontuação no somatório dos critérios.

A Matriz BASICO, uma ferramenta simples e objetiva, certamente pode proporcionar bastante agilidade e segurança ao tomador de decisão. Proporciona um processo estruturado e ágil de avaliação dos projetos candidatos.

Sem comentários.

Comente

Voce deve estar Logado para publicar um comentário.