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Três razões para sua empresa ter um PMO – Escritório de Projetos

Três razões para sua empresa ter um PMO – Escritório de Projetos

Três razões para sua empresa ter um PMO – Escritório de Projetos

1. Economia de escala em aquisições

Sem PMO: Quando falamos em ferramentas para gerenciar projetos,  é comum que cada líder, coordenador ou gestor de projetos utilize uma diferente. Inclusive ferramentas próprias para apontamento de horas.

Com PMO: Com um PMO esta questão pode ser institucionalizada para toda empresa, proporcionando uma padronização, reduzindo assim custos de aquisição de licenças e treinamentos.

2. Metodologia para Gerenciar Projetos consistente

Sem PMO: Um cenário ruim em muitas organizações é quando os departamentos ou áreas desenvolvem seus próprios métodos para planejar e executar projetos. Alguns métodos funcionam bem, entretanto, outros não. O ponto é que ambos não são consistentes o suficiente para considerar uma interação dos projetos entre si ou pensar na organização como um todo. Neste cenário, o mais recomendado é criar e manter uma Metodologia de Gerenciamento de Projetos única.

Com PMO: O PMO lidera esta iniciativa e permite que toda a empresa fale uma mesma “língua” e siga os mesmos processos em relação aos seus projetos.

3. Organização e Armazenamento de lições aprendidas

O PMO pode, dentre suas funções, promover com os Gerentes de Projetos de sua organização uma reunião de compartilhamento de lições aprendidas. Armazenar em local apropriado e de rápido acesso todo o histórico positivo e negativo de cada projeto, organizando, por exemplo, as lições aprendidas por tipo ou categoria de projeto.

Outras funções típicas de um PMO

• Informar o status dos projetos para a alta direção;
• Recrutar, treinar, desenvolver e avaliar os Gerentes de Projetos;
• Revisar planos de projetos;
• Acompanhar prazos, custos e qualidade dos projetos em execução;
• Selecionar e priorizar projetos.

Se não há um PMO, de que forma sua organização resolveria estas situações?

Entretanto, cuidado! Segundo pesquisas, 50% das implantações de PMO falham! Criar um PMO é um projeto que deve ser bem planejado e conduzido, principalmente com relação as suas atribuições iniciais (PMO Charter).

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