Gestão de Fornecedores em Projetos

Gestão de Fornecedores em Projetos

Imagem1-150x150Uma das 10 áreas de conhecimento do Guia PMBOK é a Área de Aquisições ou em inglês "Procurement'. Esta área contém inúmeras boas práticas no tratamento de fornecedores, sejam eles de serviços ou materiais.

Gerentes de projetos tem que ter um bom entendimento desta área uma vez que nos dias de hoje é muito difícil não lidar com algum tipo de compra dentro de um projeto.

Por outro lado, em muitas empresas o assunto 'compras' não compete ao gerente do projeto e sim a uma área ou departamento específico para tal. Nestes casos não precisa negociar com o fornecedor, realizar os trâmites de assinatura de contrato, bastando apenas administrar o mesmo.

No caso em que o gerente de projeto tem a função de conduzir a escolha do fornecedor, o Guia PMBOK trás uma série de processos pré-definidos, considerados boas práticas de mercado. Isto inclui: definir critérios de seleção, responder a dúvidas, validar faturas, autorizar pagamentos, tratar sobre cláusulas contratuais específicas, etc. Para quem conhece a Lei de Licitações 8.666 podemos dizer, a grosso modo, que é muito parecida com o que sugere o Guia PMBOK.

Outro ponto interessante é que o fato de terceirizar uma parte do serviço do seu projeto não necessariamente pode ser uma boa solução. Muitas vezes você pode estar 'comprando' uma bela dor de cabeça! Inclusive este é uma das primeiras provocações que o Guia PMBOK aponta: 'Make or Buy?'

Sem comentários.

Comente

Voce deve estar Logado para publicar um comentário.