Tendências em Gerenciamento de Projetos para 2013

Tendências em Gerenciamento de Projetos para 2013

 causality

Dentre as principais tendências de gerenciamento de projetos listadas por J. LeRoy Ward (PMP, PgMP, CSM - Vice Presidente Executivo ESI INTERNATIONAL) para 2013, estão:

  • a habilidade de LIDERANÇA do gerente de projetos;
  • a necessidade da figura do gerente de projetos em todas as áreas das empresas;
  • a promessa do ágil (gerenciamento através de métodos ágeis)
  • a melhoria da prática de gestão de fornecedor juntamente com a diminuição da terceirização.

Citamos a seguir duas tendências que acreditamos serem as “principais” para este ano.

1) Os PMOs se concentrarão em provar seu valor e promover a inovação. 
Longe estão os dias quando apenas implementar uma metodologia e criar um painel de controle do projeto convenciam executivos que o PMO estava fazendo a sua parte. Mais e mais organizações estão realizando "auditorias" de PMO para identificar áreas onde o PMO pode acelerar a sua evolução e proporcionar níveis mais altos de valor para a organização. Os Diretores de PMO que entendem que seus papéis envolvem não apenas entregar projetos, mas também contribuir para o desempenho geral do negócio, irão, se eles já não tiverem feito isso, identificar métricas de negócios e começar um processo de medição para ter uma linha de base de si mesmos contra essas métricas. Cada chefe de PMO terá que ser capaz de responder à pergunta: "O que você fez por mim ultimamente?”.

2) A gestão de portfólio terá um papel maior, pois os recursos continuam apertados e o número de projetos cresce.
A gestão de portfólio é mais do que um exercício de priorização. É a atividade que culminou na estratégia competitiva, onde os executivos identificaram os programas e projetos que vão transformar suas intenções em realidade. Estamos presenciando mais empresas investindo em TI e processo de melhoria para obter um melhor controle sobre todos os investimentos com base em projeto que ocorrem em seus negócios. E eles estão mexendo — e em alguns casos revisando — na sua abordagem de gerenciamento de portfólio para certificar-se de que é o melhor que pode ser. Muitas organizações vão continuar a desenvolver uma hierarquia de portfólio na divisão, unidade de negócios, níveis regional e corporativo. Isso exigirá conhecimentos substanciais em princípios de gestão de portfólio e práticas e uma dose saudável de habilidades diplomáticas e políticas para que todos sigam na mesma direção. O PMI desenvolverá uma certificação em gerenciamento de portfólio? Veremos.

Leia o artigo completo em:
http://www.pmisp.org.br/enews/edicao1304/tendencias.asp

Sem comentários.

Comente

Voce deve estar Logado para publicar um comentário.