Diferentes formas de gerenciamento de acordo com o tamanho do projeto

Diferentes formas de gerenciamento de acordo com o tamanho do projeto

Você sempre utiliza os mesmos processos para gerenciar seus projetos? Qual o tamanho do seu projeto? Seria uma boa prática procurar identificar seu tamanho para utilizar diferentes abordagens de gerenciamento?
As empresas tem concepções diferentes do que significa um projeto pequeno, médio e grande. As classificações abaixo servem apenas para uma referência, entretanto podem ser diferentes da realidade de concepção da sua empresa.

Projetos Pequenos

Geralmente necessitam de recursos para durações de poucas semanas. Tem tipicamente 250 horas ou menos de esforço total. A equipe é pequena, em sua maioria trabalham em um mesmo departamento ou área e existe possibilidade de reuniões diárias, caso necessário, e todos trabalham no mesmo local físico. O clima de confiança da equipe e o gerente de projetos é alta, e as decisões são tomadas rapidamente.

Projetos Médios

Geralmente necessitam de recursos para durações de até 12 meses. Tem tipicamente 2.500 horas de esforço total e a equipe é formada por colaboradores de vários departamentos e/ou terceiros. As reuniões passam a ser semanais tendo o foco no controle de mudança de escopo e resolução de problemas.

Projetos Grandes

Geralmente necessitam de recursos para durações de 12 meses ou mais. Tem muito mais do que 2.500 horas de esforço total e a equipe é formada por colaboradores de vários departamentos e terceiros.
O número de stakeholders influentes é grande (15 ou mais). As reuniões passam a ser mensais tendo na maioria das vezes um Comitê de Projeto que avalia o status do projeto e toma decisões importantes sobre o mesmo. Estes tipos de projetos necessitam que os meios de comunição sejam formalizados de forma a não se perder histórico de decisões ao longo de seu ciclo de vida. Documentação aqui é fundamental.

A regra geral é: quanto menor o seu projeto, menos processos ou burocracia você necessita. Quanto maior, mais necessidade de processos e formalizações.

Além disto outros critérios além do tamanho do projeto podem ser utilizados para definir a abordagem de burocracia de um projeto, como alinhamento estratégico, complexidade técnica, orçamento, nível de inovação, entre outros.
Ponto de reflexão: A metodologia de gerenciamento de projetos de sua empresa leva isto em consideração?

Sem comentários.

Comente

Voce deve estar Logado para publicar um comentário.