BPMN – o que é e para que serve

BPMN – o que é e para que serve

Entenda a essência do BPMN, a notação mais usada para representar processos de negócio de forma fácil e padronizada

Para que serve o BPMN?

Um situação muito comum nas empresas é a dificuldade em deixar seus processos claros, organizados e de forma que sejam facilmente compreendidos. Para resolver este problema existem inúmeras notações que foram criadas ao longo do tempo, como por exemplo o IDEF0, ARIS e o BPMN. Cada um possui suas características, vantagens e desvantagens. O BPMN é uma notação de padrão aberto que vem ganhando muita adesão no âmbito corporativo, praticamente dominando o mercado mundial por ser de fácil aprendizado e aplicável às mais diversas áreas.

Mas afinal, o que quer dizer BPMN?

BPMN quer dizer Notação de Modelagem de Processos de Negócio ou Business Process Modeling Notation. É mantida por uma organização chamada OMG (Object Management Group) com o suporte de empresas como IBM, Microsoft e outras.

Quais as vantagens de se usar o BPMN?

O BPMN tem sido reconhecido como grande sucesso por apresentar inúmeros benefícios. Alguns deles são:

  • Padrão de fácil uso e entendimento;
  • Padrão aberto, sem necessidade de pagamento de royalties ou outras taxas;
  • Permanente evolução pelos mantendedores e usuários;
  • Muitos fornecedores de ferramenta utilizam o padrão BPMN por ser gratuito. Por exemplo o Bizagi e o Intalio.

E no Brasil, como está a adesão ao BPMN?

Atualmente muitas empresas públicas e privadas vem utilizando a notação. Recentemente foi realizada uma pesquisa comparativa entre diversas notações disponíveis comparando benefícios e desvantagens de cada uma. O resultado foi a indicação da notação BPMN para projetos de modelagem de processos do governo. Esta determinação pode ser encontrada na arquitetura e-PING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico).

Em breve teremos outros posts sobre o assunto abordando os elementos básicos da notação, erros comuns, modelagem AS-IS E TO-BE, BPMS, entre outros tópicos. Não perca!

Sem comentários.

Comente

Voce deve estar Logado para publicar um comentário.